Novela de Eric Carvalho Cattin
Direção de Failon Teixeira
Direção Geral de Miguel Rodrigues
Núcleo DNA Web Studio
IMAGENS AÉREAS DO CRISTO REDENTOR AO SOM DE “ALGO PARECIDO – SKANK”
RIO DE JANEIRO – 2001 - CASA DE VITÓRIA NEGRINI – DIA/SALA
VITÓRIA – Eu ainda não decidi quem irá buscar Lana em New York, mas também já está na hora dessa menina se virar sozinha, afinal já está com dezoito anos e parece uma garotinha de cinco anos de idade.
OLAVO – Lana é inocente demais Vitória, e não ela não tem idade o suficiente para viajar tão distante sozinha!
VITÓRIA – É você quem não deixa essa menina crescer! Eu na idade dela já comandava os negócios da família! Meu pai nunca nos deu essa moleza que você da à Lana. Por isso cresci e me tornei uma mulher forte e de fibra!
OLAVO – Às vezes me parece que no lugar do seu coração existe uma pedra de gelo!
VITÓRIA - Olavo por favor não canse minha beleza meu querido, isso aqui (colocando a mão no rosto) não é fácil manter tão belo! Resolva o que você quer fazer com sua filhinha do coração, vou para a Negrini tratar de negócios, e você fique ai brincando de papai zeloso. (ela pega a bolsa e sai)
NOVA IORQUE – CENAS AEREAS DA CIDADE – LANA E MELISSA CAMINHAM POR TIMES SQUARE
MELISSA – Lana que lugar incrível é esse minha amiga? Olha nem sei como te agradecer por ter me trazido junto com você nessa viagem, uma pena já estar acabando né? (entristece)
LANA – Iiii Melissa relaxa que vamos voltar mais vezes aqui, também estou encantada com tudo por aqui... esse lugar me trás uma sensação de paz de tranquilidade, mesmo com todo esse barulho (risos), eu não sei explicar amiga, parece que já estive aqui antes sei lá.... vai saber né, as vezes em minha outra vida já morei aqui em Nova Iorque. (risos)
MELISSA – Pode ser mas não acredito nisso não amiga (risos), vamos continuar que o tempo está passando e não quero perder nada disso aqui. (elas se abraçam e saem caminhando pela Times Square)
IMAGENS CONTINUAM NOVA IORQUE – CORTA PARA O WORLD TRADE CENTER CORTANDO PARA RIO DE JANEIRO “INSTRUMENTAL LEBLON”
PEDRA ROSA – CASA DE MIGUEL – COZINHA – MIGUEL CHEGA POR TRÁS E ABRAÇA A MÃE
MIGUEL – Bom dia dona Conceição (ele beija o rosto dela). O que a senhora está fazendo de bom pra essas quentinhas?
CONCEIÇÃO – Bom dia meu filho, hoje estou fazendo um picadinho deliciosos.
MIGUEL – Hummm, pelo cheiro deve está ótimo... (ele pega um pedaço) hoje eu tenho uma entrevista de emprego na Negrini acredita?
CONCEIÇÃO – Na Negrini meu filho? Não tem outro lugar pra você trabalhar não? Aquele lugar é amaldiçoado meu filho! Não gosto dessa ideia, procure emprego em outro lugar Miguel.
MIGUEL – Fica tranquila minha mãe é só um bico, parece que o motorista da família lá ficou viúvo e está debilitado, e eles precisam de uma pessoa de confiança para buscar a filha deles em algum lugar ai que não sei bem onde é, só sei que é por uns dias, não vou ficar lá por muito tempo... vai ser bom porque seus remédios estão terminando e o que ganho vendendo agua na pista não está dando e você jamais pode ficar sem eles a senhora sabe disso.
CONCEIÇÃO – Mas meu filho eu estou vendendo bem as quentinhas aqui por Pedra Rosa, não da muito dinheiro, mas da pra gente ir se virando.
MIGUEL – Mãe... as prestações da nossa casa estão atrasadas em cinco meses, se não quitarmos essa divida irão nos tomar o nosso maior bem que o pai nos deixou, e isso eu não aceito jamais! Fique tranquila é só por uns dias e logo arrumo outro emprego melhor! (ele beija a testa da mãe e sai)
CONCEIÇÃO FICA PREOCUPADA E CONTINUA PREPARANDO SUAS QUENTINHAS.
Abertura:
HOSPITAL NEGRINI DE ANDRADE – RECEPÇÃO – MIGUEL CHEGA PARA ENTREVISTA
MIGUEL – Bom dia moça tenho uma entrevista com o Dr. Olavo, sabe me dizer se ele está?
RECEPCIONISTA – Bom dia senhor! Dr. Olavo ainda não chegou, mas você pode aguarda-lo ali na cadeira, que assim que ele chegar eu lhe aviso.
MIGUEL – Obrigado.
MIGUEL OLHA PELA JANELA E VÊ A AMBUÂNCIA QUE SEU PAI DIRIGIA – E TEM FlASH BACK
ANTENOR MOSTRA A AMBULÂNCIA PARA MIGUEL (criança)
ANTENOR – Olha para isso meu filho, neste carro já salvei um montão de vidas.
MIGUEL – Nossa papai é muita gente né? Um dia quero ter um carro igualzinho a esse aqui pra eu salvar vidas também igualzinho ao senhor, mas o senhor que vai mandar nos empregados, o senhor vai ver! Ainda vou ter minha própria ambulância.
OLAVO – Antenor estamos precisando de você aqui! Leve esse menino daqui te pago pra trabalhar e não ficar passeando aos arredores do hospital, onde pensa que está? Naquela favela onde você mora? Não! Aqui é a Negrini de Andrade o local onde você tira seu sustento, pelo menos por enquanto. Lhe dou cinco minutos.
ANTENOR – Vamos meu filho o papai precisa trabalhar.
MIGUEL VOLTA DO FLASHBACK SENDO CHAMADO PELA RECEPCIONISTA
RECEPCIONISTA – O Dr. Olavo já está lhe esperando na sala dele.
MIGUEL – Obrigado. (ele se levanta e vai até a sala de Olavo)
MIGUEL BATE NA PORTA E ENTRA
MIGUEL – Com licença Dr. Olavo.
DR. OLAVO – Pois não, pode entrar e se sentar rapaz. E então o que você é de Alfredo?
MIGUEL – Alfredo é meu cliente, vendo agua na pista para arrecadar um dinheiro para sustentar minha casa, sabe como é difícil né, moro eu e minha mãe doente, os remédios dela são os olhos da cara.
OLAVO – Responda apenas o que lhe perguntar rapaz, sua vida e seus problemas não me interessam, o que me interessa aqui é seu caráter e sua competência... e vou lhe ser bem sincero que não fui com sua cara, mas como você foi indicado por Alfredo acredito que seja de boa índole, você irá até os Estados Unidos buscar minha filha, já viajou para fora do Brasil rapaz?
MIGUEL – Não senhor, não saio nem de Pedra Rosa direito.
OLAVO – Pois bem, ao sair dessa sala você passará pela recepção e lá a recepcionista irá lhe passar tudo o que irá precisar para embarcar, passaportes, visto, enfim essas coisas burocráticas... você viaja hoje a noite!
MIGUEL – Hoje? (espanto) Mas como vou hoje se tenho que tirar meu passaporte ainda senhor?
OLAVO – Acho que você ainda não entendeu! Você está prestes a trabalhar para Olavo Negrini, aqui eu consigo tudo o que quero na hora que eu quero! Entendeu rapaz? Se você acha que não consegue se aprontar até a noite, lhe garanto que terão vários ali na porta querendo o seu lugar!
MIGUEL – Não! Claro que eu quero, é que achei...
OLAVO – Pois bem, então você embarca hoje a noite, e traga minha filha! Passar bem pode se retirar! (apontando para a porta)
MIGUEL SAI DA SALA COM RAIVA NOS OLHOS
MIGUEL – Velho asqueroso, os anos se passaram e não mudou em nada, trata todos feito cachorro, aposto que a patricinha da filha dele é igual, deve ser aquelas nojentinhas mimada.
VITÓRIA O VÊ NO CORREDOR
VITÓRIA – O que está fazendo parado aí rapaz? Está querendo alguma coisa? Dinheiro? Esmola?
MIGUEL – Não senhora! Acabei de sair da sala do Dr. Olavo, e ele me contratou para buscar a filha dele no estrangeiro, desculpe já estou de saída.
VITÓRIA – Eu sou a mãe da moça que você pensa que vai buscar! Porque jamais irei permitir que minha filha seja escoltada por um pé rapado e molambento como você! Já pode ir procurando outro lugar para você trabalhar, porque aqui você não trabalha! (ela sai)
MIGUEL – Por os ricos são tão grossos e frios? Tenho até medo de ver essa Lana. Quer saber eu vou é procurar outro emprego... não melhor não, melhor eu ser humilhado e ver minha mãe bem e com seus remédios e lugar para morar.
MIGUEL SAI NA PORTA DO HOSPITAL E PULA DE ALEGRIA
MIGUEL – Uhulll vou conhecer o estrangeirooooo... (ele sai pulando)
VITÓRIA ENTRA COM TUDO NA SALA DE OLAVO
VITÓRIA – Jamais que vou permitir que você entregue nossa filha nas mãos desse rapaz que mais parece um morador de rua.
OLAVO – Vitória você mesma quem mandou eu me virar sobre esse assunto, e já está decidido, Miguel vai buscar Julia em Nova Iorque e ponto final. Ele foi indicado por Alfredo, que é nosso funcionário de confiança a anos. Agora saia daqui com seu ataque de histerismo e vá procurar o que fazer, porque eu tenho muito o que fazer, aliás tenho uma cirurgia muito importante para realizar agora. Com licença. (ele sai)
VITÓRIA (grita) – Olha aqui se pensa que vai falar comigo desta forma e que eu vou ficar quieta, está muito enganado meu caro! Sua petulância já esta passando dos limites Olavo Negrini!
ANOITECE ... NOVA IORQUE – HOTEL – QUARTO LANA
LANA – É Melissa amanhã estaremos partindo.
MELISSA – Pois é, e nem encontramos um Sheik árabe milionário ou um empresário riquíssimo para nos enfeitar toda de ouro (risos).
LANA – Ai Melissa como você é boba, temos dezoito anos minha amiga, temos muito que viver ainda, e nos apaixonar. (risos).
MELISSA – Você fala isso porque já tem o Alex né amiga... já eu quero me apaixonar por um ricaço, e ser rica assim como sua família e nunca mais precisar contar moedas para comprar alguma coisa. (risos)
LANA – Ah Melissa o Alex é um namorico bobo, não temos nada sério... bom pelo menos eu não levo a sério, já ele eu não sei (risos). Primeiro quero ter minha profissão, ter minha independência, ai sim pensar em casamento.
MELISSA – Ai credo Lana, você parece aquelas freirinhas virgens de colégio, eu hein (risos), o Alex é um garoto lindo, inteligente... só não é milionário mas né, nem tudo é perfeito (risos)
LANA – A conversa está boa mas vou pro banho porque estou exausta. (ela sai)
CENAS AÉREAS RIO DE JANEIRO – AEROPORTO INTERNACIONAL – MIGUEL SE DESPEDE DA MÃE COM ABRAÇO
CONCEIÇÃO – Meu filho toma cuidado naquele lugar! Lá deve ser completamente diferente daqui do nosso Brasil, mas fico muito orgulhosa de você ser o primeiro da nossa família a por os pés no estrangeiro.
MIGUEL – Fica tranquila mãezinha, prometo vou tomar cuidado sim, vou apenas buscar a patricinha e voltar. (ele beija a testa da mãe) fica com Deus minha mãe, e cuidado a senhora também viu.
OS PASSAGEIROS DO VOÔ PARA NOVA IORQUE SÃO CHAMADOS – MIGUEL ABRAÇA MAIS UMA VEZ A MÃE E EMBARCA, (...) O AVIÃO DECOLA...
ALGUMAS HORAS DEPOIS
11 DE SETEMBRO 2001 8:00 am – MIGUEL DESEMBARCA EM NOVA IORQUE – MIGUEL FICA ENCANTADO COM O LUGAR E É LEVADO POR UM GUIA ATÉ O HOTEL ONDE ESTÁ LANA... NO CAMINHO ELE SE DESTRAI DO GUIA E ACABA SE PERDENDO...
08:45 VÁRIAS PESSOAS PASSANDO DE UM LADO PARA O OUTRO...
LANA E MELISSA ESTÃO CAMINHANDO E ENTRAM NO WORLD TRADE CENTER
LANA – Preciso resolver uma coisa rapidinho aqui para meu pai, e já voltamos para o hotel para terminarmos de fazer as malas.
MELISSA – Não tem problemas amiga, sempre quis entra aqui no World Trade Center, pode demorar o que for (risos).
LANA E MELISSA ENTRAM NO ELEVADOR, MIGUEL OLHA PARA O WORLD TRADE CENTER
MIGUEL – Que coisa mais linda meu Deus, nunca imaginei chegar aqui perto desse prédio, não posso ir embora daqui sem entrar nesse lugar.
MIGUEL ENTRA NO WORLD TRADE CENTER...
08:46 am – UM AVIÃO ATINGE A TORRE EM QUE ESTÃO LANA. MELISSA E MIGUEL.
LANA (assustada) – O que foi isso Melissa?
MELISSA – Não sei Lana, parece uma explosão.
VÁRIAS PESSOAS CORREM DE UM LADO PARA O OUTRO DESESPERADAS, GRITOS E CHOROS SÃO OUVIDOS DE TODOS OS LADOS, MIGUEL TENTA AJUDAR ALGUMAS PESSOAS... LANA E MELISSA FICAM PRESAS DENTRO DO ELEVADOR JUNTO A OUTRAS PESSOAS E COMEÇAM A PEDIR SOCORRO.
LANA – Melissa está sentindo cheiro de queimado?
MELISSA – (desesperada) – Eu estou sim Lana, aconteceu alguma coisa! Socorroooo (gritos)
NEGRINI – SALA OLAVO – VITÓRIA ENTRA DESESPERADA NA SALA
OLAVO – Olha Vitória se veio me encher sobre a ida de Miguel... (interrompido)
:
VITÓRIA – Nova Iorque está sofrendo um ataque terrorista!
OLAVO – Que? Como assim?
VITÓRIA – Liga a TV Olavo, o World Trade Center foi atingido por um avião! Eu falei com Lana ontem a noite e ela me disse que iria hoje de manhâ ao World Trade Center para resolver alguma coisa que você pediu a ela e não consegui mais falar com ela.
OLAVO LIGA A TV E VÊ UMA DAS TORRES DO WORLD TRADE CENTER EM CHAMAS.
VITÓRIA (grito) – Você mandou nossa filha para a morte Olavo!
OLAVO – Calma Vitória, não sabemos se Lana está lá! Vou ligar para Miguel e ver se ele já chegou no hotel. (ele liga e cai na caixa postal)... Só da caixa postal.
NOVA IORQUE... VARIAS AMBULÂNCIAS E BOMBEIROS CHEGAM NO LOCAL... 09:03AM OUTRO AVIÃO ATINGE A OUTRA TORRE DO WORLD TRADE CENTER, CAUSANDO AINDA MAIS PÂNICO NAS PESSOAS...
MIGUEL ESCUTA PEDIDOS DE SOCORRO VINDOS DO ELEVADOR... O CABO DE AÇO SE ROMPE E O ELEVADOR CAI POR TRÊS ANDARES... LANA FICA FERIDA NA PERNA E NÃO CONSEGU FICAR DE PÉ
MELISSA – Calma Lana, já vão tirar a gente daqui!
LANA – Será que vamos morrer aqui Melissa?
NEGRINI – SALA OLAVO – ALEX ENTRA
ALEX – E aí Sr. Olavo alguma noticia de Lana?
OLAVO – Nada ainda rapaz.
ALEX – Mas alguma coisa tem que ser feita! Eu quem deveria ter ido busca-la! E não ter mandado um favelado.
OLAVO – Não diga bobagens rapaz! E jamais questione uma decisão minha! Você nem idade para viajar sozinho tem.
VITÓRIA (aflita) – Olavo pelo amor de Deus faça alguma coisa!
OLAVO – Vitória eu sei que estamos tensos com a situação, mas não há nada que eu possa fazer se dependesse de mim estaria agora mesmo a caminho de Nova Iorque, minha secretaria entrou em contato com o aeroporto para providenciar um jatinho, porém os aeroportos estão aprados! Eu sinceramente não sei o que fazer.
VITÓRIA ABRAÇA OLAVO AOS PRANTOS...
VITÓRIA – Só vou ficar tranquila quando ouvir a voz da minha filha.
PEDRA ROSA – CASA DE CONCEIÇÃO – CONCEIÇÃO CHEGA COM SUA AMIGA HILDA E VÃO PARA A SALA
CONCEIÇÃO – Ai Hilda, há essas horas meu Miguel deve está naquele estrangeiro, estou como coração apertado sabe não sei explicar.
HILDA – Calma minha amiga, ele está bem isso é normal você sentir, afinal ele nunca saiu do Brasil não é?
CONCEIÇÃO – É você deve ter razão mesmo, sou uma boba mesmo (risos).
JOCA ENTRA CORRENDO NA SALA
JOCA – Mãe, mãe... aquele lugar onde o Miguel foi está sendo atacado por terroristas!
CONCEIÇÃO (assustada) – Do que você está falando meu filho? Você deve está vendo muito esses filmes de terror e fica imaginando essas coisas.
JOCA – Liga a TV mãe que você vai ver do que estou falando!
HILDA – Liga Ceiça é melhor conferir.
CONCEIÇÃO LIGA A TV E LOGO VÊ AS TORRES GÊMEAS EM CHAMAS E A REPORTER DANDO NOTICIAS
REPORTER – Dois aviões atingiram as torres gêmeas localizadas em Nova Iorque, há várias pessoas feridas e estima-se que mais de oitocentas pessoas foram mortas nos atentados, a poucos instantes a torre sul desabou levantando muita poeira e destroços para todos os lados, o risco da torre norte cair é muito grande...
CONCEIÇÃO DESMAIA E CAI NO SOFÁ
HILDA – Conceição? Conceição? (batendo no rosto dela) Joca pega um copo d’água com açúcar para ela corre.
NOVA IORQUE – WORLD TRADE CENTER – TORRE NORTE
MELISSA VÊ UMA FRESTA DA PORTA DO ELEVADOR ABERTA, E PEDE AJUDA A OUTRAS PESSOAS PARA ACABAR DE ABRIR.. LANA DESMAIA COM A PERDA DE SANGUE, VÁRIAS PESSOAS CONSEGUEM SAIR DO ELEVADOR MELISSA TENTA SEGURAR LANA NO COLO, MAS NÃO CONSEGUE.
MELISSA – Que inferno Lana, você tinha que desmaiar logo agora? Ah mas eu que não vou morrer aqui não! Adeus amiga manda lembranças ao capeta por mim!
MELISSA SAI DO ELEVADOR DEIXANDO LANA PARA TRÁS, ELA CORRE E ESBARRA EM MIGUEL, QUE DE LONGE VÊ LANA CAIDA NO CHÃO DO ELEVADOR EM CHAMAS... ELE CORRE ATÉ O ELEVADOR E PEGA NO COLO, ELE CORRE COM LANA EM MEIO AO FOGO E DESTROÇOS CAINDO... A TORRE COMEÇA A RUIR
VITÓRIA ASSISTE PELA TV.
VITÓRIA (grita desesperada) – Lanaaaaa....
FOCO EM WORLD TRADE CENTER - TORRE NORTE DESABANDO
CONGELA IMAGEM
Comentarios